Caros colegas, se o seu intuito é estudar para concurso Públicos, fiquem espertos e de olho nas dicas que serão passadas aqui. Faça um bom uso deste material.
Vamos lá. Se você pretende prestar um concurso a nível do Ensino Fundamental, fixe nestes assuntos recorrentes em quase todos os concursos desse nível de Ensino:
- fonologia;
- ortografia;
- acentuação;
- semântica (sinônimos, antônimos e fatos da língua culta);
- classes de palavras (mera identificação delas e conjunções);
- aspectos básicos da análise sintática, da concordância, da regência e da crase.
Hoje, existem várias Bancas que realizam os concursos, mas irei passar uma informação que fará toda a diferença para o candidato nos concursos: a banca selecionada. Porque são elas que farão a elaboração e organização dos processos seletivos dos concursos.
"Quando se fala de bancas examinadoras em concursos públicos, é possível ter características gerais de cada uma delas, sempre levando em consideração que, a depender do órgão contratante e do cargo, a banca pode modificar seu perfil de questões", explica Marco Antônio Araújo Junior, presidente da Associação de Apoio aos Concursos e Exames (Aconexa) e diretor do Meu Curso Educacional.
Qual é o concurso mais fácil de passar?
Muitos concurseiros citam as bancas seguintes, mas você deve pesquisar antes e verificar qual delas você acha que as questões são mais adequadas ao seu nível. Segue os concursos.
- BNDES.
- Ancine (Agência Nacional do Cinema)
- ANA (Agência Nacional de Águas)
- Finep.
- Fundação Biblioteca Nacional.
- CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento)
- DPU (Defensoria Pública da União)