Situação de aprendizagem usando Trava-línguas.


Público- alunos da 6ª ano
 
Objetivo da SA:
  • desenvolver a linguagem através da ludicidade, com atividades voltadas ao desenvolvimento do aluno como um todo.
  • trabalhar a parte linguística solicitada na proposta curricular (classes gramaticais, separação de sílabas, sílaba tônica).
Produto Final: Um livrinho de Trava-línguas.

Estratégias:

1ª Etapa:
  • Primeiro, levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os trava-línguas;
  • Perguntar se alguém sabe algum trava-língua que possa dizer.;
  • O professor deverá falar um bem rápido para motivar a sala;
  • Distribuir a letra da música para que os mesmos possam ler;
  • Colocar o DVD ou Cd da música Trava-línguas do Patati e Patatá para que possam acompanhar;
  • Solicitar a um grupo de alunos que a dramatizem sozinhos para que os outros a escutem.

2ª Etapa:
  • Levar vários trava-línguas para leitura montagem de um livrinho de Trava-línguas para expor no mural da escola. 
Veja a exposição no mural da escola.






Trava-Língua

 Patati e Patata

Ooooooooooooooooooooooooo

 

 Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar. hey!! (2x)

 

O rato roeu a roupa do rei de roma

 Em roma a roupa do rei o rato roeu.

 

Aranha arranha a rata, a rata arranha

A aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana

 

Um prato de trigo para um tigre

Dois pratos de trigo para dois tigres

Três pratos de trigo para três tigres

 

Trava línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

 É só enrolar a língua fazendo Ela dançar.

 

Um ninho de mafagafos com

Sete mafagafinhos, quem

Desmafaguifar um ninho

De mafagafos, bom

Desmafaguifador Será

 

O tempo perguntou pro tempo

Quanto tempo o tempo tem

O tempo respondeu pro tempo

Tenho o tempo que o tempo tem.

 

O pelo no peito do pe de pedro

É preto.

 

Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar.

 

Ooooooooooooooooooooooooooo

 

Olha o sapo dentro do saco

O saco com o sapo dentro

O sapo batendo papo

E papo soltando vento

 

Por que pia pardal pardo

Porque pio e piarei

Porque sou o pardal pardo

Por que pio para o rei

 

Tem pena a pata do pato

 Do patati

A pata do pato do patati tem pena

Tem pena a pata do pato do patata

A pata do pato patata tem pena

 

Trava-línguas é uma brincadeira,

Divertida e fácil de brincar,

É só enrolar a língua fazendo

Ela dançar. hei (2x)
 

Ooooooooooooooooooooooooo
 
 
 
 
 
http://www.youtube.com/watch?v=oofFynkAuo8
  

Atividade Lúdica -1 

Para primeira atividade o professor pedirá que a turma forme grupos de seis alunos. Em seguida, o professor explicará que o nome dessa brincadeira é “telefone sem fio”. Na primeira rodada, será escolhida uma frase para cada grupo, e esta frase estará dividida em seis partes, e distribuída uma parte para cada integrante do grupo. O professor indicará quem está com a primeira parte para começar, e este falará a sua parte, no ouvido do colega ao lado, assim que entender o que foi dito, o segundo deverá gravar a parte do colega e falar novamente para o novo colega ao seu lado, junto com a sua parte da frase. O terceiro colega deverá juntar a parte do primeiro colega, do segundo e a sua para falar ao quarto colega ao seu lado. Assim a brincadeira segue até que o sexto aluno levante e fale para a turma a frase completa do grupo. O grupo que falar a frase certa marcará um ponto. O professor irá perceber que novos trava-línguas irão surgir, pois com certeza os alunos irão se confundir.

Sugestões de trava-língua, dividir a turma em 5 grupos de 6, para esta atividade:

A vaca / malhada / foi molhada / por outra vaca / molhada / e malhada.

A Iara / agarra / e amarra / a rara / arara / de Araraquara.

Luzia lustrava / o lustre / listrado, / o lustre / listrado / Luzia.

O rato roeu / a roupa do rei / de Roma / e a rata roeu / a rolha da garrafa / da rainha.

O rato roeu / a roupa do Rei / da Rússia / que a Rainha, / com raiva, / resolveu remendar

Essa pessoa / assobia, / enquanto amassa / e assa / a massa /da paçoca de amendoim.

O cozinheiro / cochichou / que havia / cozido chuchu / chocho/ num tacho sujo.

O lavrador lavrense / estudou as livrilhas / e as lavrascas / no livro / do livreiro / de Lavras.

Pedro pediu / permissão para passar / pelo portão / para pegar / o pinto pelado / pelo pescoço.   


Atividade lúdica- 2
 

Mantendo os grupos da atividade anterior, o professor explicará que nessa atividade será realizada uma gincana. Os grupos estarão dispostos em colunas no final da quadra, e do outro lado da quadra, serão colocadas bexigas, contendo dentro delas, vários papéis com partes de frases de trava-línguas. O objetivo da gincana será correr até as bexigas, estourá-las, recolher os papéis, correr até a sua coluna, entregar para o responsável por montar os trava-línguas e quando todos estiverem corretos, deverão ser pronunciados por um integrante escolhido pelo grupo. Se em algum momento, o responsável por pronunciar o trava-língua errar a frase, ele deverá recomeçar da primeira frase. Vencerá o grupo que conseguir pronunciar corretamente todos os trava-línguas. Em cada papel deverá conter de um lado, uma parte da frase do trava-língua, e do outro lado, uma letra para identificar em qual trava-língua essa frase deverá ser colocado, e um número identificando a ordem que ela deverá entrar.

Veja no exemplo a seguir:   

 
GRUPO A
 

A1 - Pedro tem o peito preto

A2 - O peito de Pedro é preto;

A3 - Quem disser que o peito de Pedro é preto,

A4 - Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.

 

GRUPO B

 

B1 - Um ninho de mafagafos,

B2 -  com cinco mafagafinhos,

B3 - quem desmafagafizar os mafagafos,

B4 - bom desmafagafizador será.

 

GRUPO C

  

C1 - Três tigres tristes

C2 - para três pratos de trigo.

C3 - Três pratos de trigo

C4 - para três tigres tristes.



Atividade 3 

Para última atividade, os grupos irão se reunir e como desafio, terão que criar um trava-língua, seguindo os modelos dos trava-línguas das atividades anteriores, com sílabas e ritmos parecidos, no qual dificulta a pronuncia da pessoa. Esta criação devera ter certa coerência, isto é, a frase não poderá conter palavras “soltas”, sem ter sentido. Criado os trava-línguas, os grupos irão trocar entre eles e depois pronunciarão os trava-línguas construídos.

 
No final, o professor reunirá a turma para uma avaliação.

Estudo Linguístico
 
 
Tema: Trava-língua

 
 
 UM NINHO DE MAFAGAFOS,
 COM CINCO MAFAGAFINHOS,
 QUEM DESMAFAGAFIZAR OS MAFAGAFOS,
 BOM DESMAFAGAFIZADOR SERÁ.

 
 
(AQUI USAR A GRAMÁTICA PARA PESQUISA)

 

Em seguida, com ajuda da gramática, solicite que respondam as atividades e após terminá-las, colem em seus cadernos:

Palavra
Quantidade de letras
Função da palavra
Sílaba tônica
Separe em sílabas
 1
 
 
 
 
 2
 
 
 
 
 3
 
 
 
 
 4
 
 
 
 
 5
 
 
 
 
 6
 
 
 
 
7
 
 
 
 
8
 
 
 
 
9
 
 
 
 
10
 
 
 
 
11
 
 
 
 
12
 
 
 
 
13
 
 
 
 
14
 
 
 
 
15
 
 
 
 

 
Atividade realizada pela professora Edilene Maria Silva Amorim
 

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