Autor: Antônio Barreto
Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
Duração: 04 aulas
Levantamento de hipóteses: O que esperam do texto?
Conhecimentos prévios sobre o tema.
Objetivo da SA:
- desenvolver a habilidade de leitura e escrita de textos narrativos através de texto escrito, filme e vídeo;
- reconhecer os traços característicos de textos narrativos: enredo, personagem, foco narrativo, tempo e espaço.
- desenvolver a habilidade de interpretação escrita.
Meu Primeiro Beijo
Antônio Barreto
É difícil
acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem
com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele
sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos
virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei
se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus
milhares de bilhetinhos:
"
Você é a glicose do meu metabolismo".
Te amo
muito!
Paracelso
E assinou
com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou
com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal,
coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele,
mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
No dia
seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus,
veio com o seguinte papo:
- Um
beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele
continuou:
-
Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12
calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou
coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente
também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18
g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo
menos 250 bactérias...
Aí o
bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou
os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse
que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes.
E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a
pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus
lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos
abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
E de
repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto ,
juntos, o abismo do primeiro beijo.
Desci,
cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados
por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se
esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi
ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do
primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.
Texto2
Filme " Confissões de Adolescente"

Informação geral | |
---|---|
Formato | Série |
Género | Comédia |
Duração | 35-40 minutos (dá para passar em uma aula) |
Criador(es) | Maria Mariana adaptação de: Daniel Filho Euclydes Marinho Maria Mariana, Domingos de Oliveira Patrícia Perrone |
País de origem | ![]() |
Idioma original | Português |
Texto 3
Música "O Beijo" de Kid Abelha
Música "O Beijo" de Kid Abelha
Situações de aprendizagens:
- Primeiro, peça aos alunos que façam uma leitura silenciosa do texto "Meu Primeiro Beijo" de Antônio Barreto e, depois leia-o em voz alta para todos, fazendo a entonação de voz.
- Faça o levantamento de hipótese, usando as seguintes perguntas:
- Vocês já conheciam este texto?
- O que vocês acharam dele?
- Qual é o tema tratado no texto?
- A seu ver, qual o público alvo desse texto? Justifique a sua resposta.
- Segunda etapa: após esse pequeno debate, passe o filme aos alunos e teça comentários em relação a intertextualidade.
- Terceira etapa: Passe uma cópia da letra da música "O beijo" de Kid Abelha para acompanharem.
- Em seguida, com mais embasamento, pergunte-os o qual a relação existente entre os três textos apresentados (intertextualidade)? Em caso de dúvida por parte de alguns alunos, explique-os sobre intertextualidade.
- Após a discussão, apresente as características da narrativa, tipo de foco narrativo encontrado nos textos, tempos verbais, substantivos e adjetivos utilizados. Não esqueça de pedi-los que voltem ao texto encontrando o quê você está explicando para que haja aprendizagem de verdade.
- Solicite que realizem pesquisas (em casa) sobre tempos verbais, substantivos e adjetivos.
- Peça-os que respondam as atividades propostas abaixo.
Atividades sobre o texto
Releia a narrativa "O Primeiro Beijo", no início da SA, e analise-o, de acordo com as indicações a seguir:
1- O foco narrativo está em 1ª ou 3ª pessoa?
2- Quais são as personagens?
3- Quanto tempo a história parece representar?
4- O que sabemos sobre o espaço em que as personagens vivem as ações?
5- Que termo ela usou para referir-se ao menino, alvo de seu primeiro beijo? Por quê?
6- Leia o fragmento para responder às questões 6 e 7.
"Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo." A palavra em destaque é:
a- substantivo.
b- pronome.
c- adjetivo.
d- verbo.
7- A palavra destacada no fragmento de texto está no:
a- presente.
b- futuro.
c- pretérito imperfeito.
d- futuro do presente.
8- Elabore comentários sobre o texto, o filme e a música, observando o que os três tem em comum.
Bom estudo!!
Elaborado pela professora Edilene Maria Silva Amorim.
Primeiro beijo.
ResponderExcluir6ª série 7º ano
* 1) Ativar criação de ideias e elaborar antecipação para conhecer a bagagem prévia dos alunos.
* 2) Você conhece o título do texto? E o tema?
*3) Leitura compartilhada. Todos os alunos acompanham a leitura com o professor.
*4) O que você entende com a palavra (beijo).
2º ) Comparação de informações.
* Explicação sobre intertextualidade.
* Execução da música (Beijo, Beijinho, Beijão) Carrossel.
* Há intertextualidade ? Se sim, onde?
* Quem é o autor da música?
* Que é o autor do texto primeiro beijo?
3º ) Inferências
* Por que o primeiro beijo é inesquecível ?
* Um beijo pode gerar problemas ? Quais?
* Na sua opinião, o beijo é prejudicial ou não? Por quê?
Rogerio, sua SA está boa, principalmente para desenvolvimento da oralidade dos alunos, interação etc, porém você não acha que deveria propor questões para o desenvolvimento interpretativo (objetivas, linguísticas) fazendo uma contextualização?
Excluir